Nutrientes energeticos e nutrientes plasticos

Glicídios e lipídios são chamados de nutrientes energéticos; sua principal função é fornecer energia às células. As proteínas são chamadas de nutrientes plásticos, pois fornecem aminoácidos que nossas células utilizam para a produção de suas próprias proteínas.

Alimentos ricos em glicídios, por exemplo, são açúcares, pães, batatas, arroz e massas. Os ricos em lipídios, por exemplo, são manteiga, sementes de soja ou milho e carnes gordas.

Vitaminas são substâncias orgânicas de que nossas células precisam em pequenas quantidades para se manter saudáveis. A maioria das vitaminas atua como fator auxiliar em reações químicas catalisadas por enzimas. Por isso, se falta uma vitamina na dieta, determinadas enzimas deixam de atuar adequadamente, gerando anormalidades conhecidas como avitaminose. Sais minerais são nutrientes inorgânicos que fornecem elementos químicos importantes como cálcio, ferro e enxofre. A água, embora não seja propriamente um nutriente, é fundamental à vida, pois todas as reações químicas vitais ocorrem em meio aquoso. Alem disso, a água participa como reagente em várias reações celulares.

Nosso organismo necessita de vinte tipos diferentes de aminoácidos para produzir proteínas. Mas as células humanas não conseguem sintetizar oito desses aminoácidos (isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina) por isso são chamados de aminoácidos essenciais.

Eles então, são obtidos a partir da ingestão de alimentos ricos em proteína. Alimentos de origem vegetal normalmente são deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais. Pessoas vegetarianas, entretanto, podem obter todos os aminoácidos essenciais se combinarem corretamente os vegetais.

0 comentários:

Postar um comentário